quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Júlio Verne!!!

Ufa!! Como está difícil postar... mas esse período de penúria vai acabar!
De qualquer maneira, mesmo muito atrasado eu não poderia ignorar o aniversário de uma das mentes mais criativas da história da literatura mundial e um dos maiores escritores produzidos pela língua francesa: Júlio Verne.
O autor de "20.000 Mil Léguas Submarinas", "Viagem ao Centro da Terra", "A Volta ao Mundo em 80 Dias", "A Ilha Misteriosa", "Viagem à Lua" e tantos outros sucessos indiscutíveis da literatura mundial faria aniversário no dia 08 de fevereiro, se ainda caminhasse entre nós.
A sua característica mais impressionante e sua marca registrada foi seu incrível dom de prever os avanços tecnológicos (e alguns dos percalços que estes provocariam) bem adiante no seu tempo. Isso com uma riqueza de detalhes impressionante!
Ele previu o submarino (com todo o processo de funcionamento do mesmo), a viagem a Lua (com descrição muito precisa do método que seria utilizado e um erro de menos de 50km do local de lançamento) e outros mais. Na década passada foi encontrado um manuscrito perdido que previa a escada rolante, o microcomputador e até a hora do rush!!!
Mas ele não era apenas visionário. Seu estilo agradavelmente leve mesclado a personagens ricos e complexos o tornou um sucesso único em sua época. Para se ter uma idéia; o lançamento da última parte de "A Volta ao Mundo em 80 Dias" fez com que multidões de parisienses durmissem na porta dos vendedores de jornais na passagem de sábado para domingo do lançamento. Esse fenômeno se repetiu por toda a Europa Ocidental!
Fico por aqui, com um convite para que você que não conhece confira este grande escritor e você que já conhece revisite um velho amigo. Vale a pena.
E não se esqueça de dar os parabéns: sua vida e obra merecem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahhh Julio Verne. Lembro até hoje quando li 20 mil léguas submarinas... Fiquei perdido, mesmo sabendo das previsões incriveis que ele fez a descrição do submarino foi incrivel.

Viagem ao centro da terra é também muito divertido, apesar de um final bem mentiroso!

MUito bem lembrado Danilo!

Leonardo T. disse...

Sim, Sim! Grande Júlio Verne, meu primeiro contato com este autor foi através de uma obra intitulada 800 léguas no rio amazonas (A Jangada) um romance que se passa em nosso brasil, perfeito!

Anônimo disse...

Aproveito para publicitar o meu site e blog dedicado ao autor:
www.jverneportugal.no.sapo.pt
www.jvernept.blogspot.com